Econômicas e eficientes, as cercas elétricas são muito utilizadas no Brasil e agem como energizadores com pulsos de alta voltagem na cerca isolada sem, no entanto, representar riscos de choques fatais, estando estes, restritos à inibição de invasores.
Composta por fios de aço que conduzem a tensão fornecida pelo eletrificador ou energizador, as cercas elétricas têm competência para emitir ondas de choque a cada segundo.
O desempenho rápido deve-se à tecnologia sensorial que ativa o sistema de proteção no toque. Deste modo, possíveis invasores são acometidos por contrações musculares, seguidas por formigamentos, provenientes da descarga elétrica, e terminam sendo impedidos de completar manobras de arrombamento.
Apesar do uso de alta voltagem (entre 8.000 e 11.000 volts), as cercas elétricas não representam grandes despesas com energia por oferecerem baixa corrente de amperes – unidade de medida da corrente elétrica no Sistema Internacional de Unidades – fazendo com que o consumo seja de, em média, 3,6 Kw por mês, o que equivale a um pequeno rádio, por exemplo.
Além do fator inibidor, a maioria das cercas elétricas contam com alarmes monitorados de aviso para eventuais toques em sua estrutura.
Como as cercas elétricas funcionam?
As cercas elétricas são compostas por central de choque, bateria de emergência, sirene, hastes (que sustentam os fios), fios de aço inoxidável, cabos de alta isolação, repuxos (que auxiliam os fios a ficarem esticados) e aterramento.
Ao ser instalada, a central eletrônica do aparelho envia pulsos de alta-tensão, com uma amperagem quase irrisória, como mencionamos anteriormente, o que impede que qualquer invasor fique preso à corrente elétrica, sendo jogado para longe da cerca em caso de contato.
No caso das cercas elétricas monitoradas existe a conexão com a uma central de alarme que aciona a empresa de segurança ou discam para números de telefone programados por meio de tecnologia avançada.
Uma dúvida comum (que também pode estar passando por sua cabeça) é saber se as cercas elétricas funcionam em casos de falta de energia.
A resposta é sim.
Todo sistema de cerca elétrica legalizado deve possuir uma bateria que funciona sem pausas, para que a capacidade de proteção seja mantida.
As baterias têm, em geral, cargas para manter o sistema funcionando por até 12 horas de queda na energia.
Este método é profundamente eficaz, acessível e de rápida instalação e, para que tudo dê certo em sua empreitada de segurança, confira as 5 dicas que reunimos para você!
5 dicas sobre a cerca elétrica que você precisa saber
Dica 1 – As cercas elétricas precisam ter placas de aviso
As placas de sinalização advertem para os riscos de choque da cerca elétrica no perímetro resguardado. Cada município regula a distância entre as placas ao redor da área protegida de forma diversa, portanto, é preciso estar atento à norma para evitar multas de má utilização do equipamento.
Dica 2 – Cercas elétricas só podem ser instaladas por empresas especializadas
Por serem compostas de alta voltagem, as cercas elétricas precisam de aterramento adequado e instalação segura. A Lei Federal n. 13.477, prevê multa de até R$ 5.000,00 para donos de imóveis ou síndicos que não contratarem uma empresa especializada para a instalação e manutenção do equipamento.
Dica 3 – A periodicidade da manutenção deve ser respeitada
Caso você perca o prazo, corre o risco de permitir afrouxamento na cerca elétrica, o que resulta em diminuição de carga nos choques ou pontos de vulnerabilidade total.
Além disso, a bateria deve ser monitorada regularmente para garantir sua proteção em casos de queda de energia.
Dica 4 – Se o muro for compartilhado com seu vizinho, peça autorização para a instalação
Resguardados pela Lei n. Federal 13.477, os vizinhos precisam autorizar a colocação de cercas elétricas em muros compartilhados e, caso não concedam esta autorização, a cerca elétrica deve ser instalada com inclinação no ângulo de 45 graus para a residência do proprietário.
Dica 5 – Instale sua cerca elétrica com a DIVS
Nossos equipamentos contam com a qualidade dos padrões de tecnologia e segurança mais atuais, além de instalação e manutenção periódica com uma equipe especializada e devidamente autorizada.
Além da sirene, você ainda pode optar por acionamento de holofotes e contará com funcionamento seguro e 24h para a proteção do seu imóvel.
Fonte: https://divsseguranca.com.br/5-dicas-importantes-sobre-cercas-eletricas/